EXEMPLOS DE TESTE

Exemplos de testes com os dois métodos são ilustrados abaixo. O método de vácuo é ilustrado com o teste de capa, o teste de sonda de traçador, o método de sobrepressão com o teste de capa, o teste de bombardeio e o teste com Sniffer.

Método de vácuo - Teste com capa

É um teste geral de vazamento. O objeto do teste de vácuo é coberto com uma capa (de plástico). O espaço entre o objeto testado e a capa é preenchido com hélio a partir do cilindro de gás de pesquisa de modo que toda a superfície exterior do objeto testado seja exposta ao gás de pesquisa de hélio. O hélio entra através de todas as trincas presentes no objeto testado à vácuo e, portanto, o detector é conectado a ele. O detector agora indica a taxa de vazamento total.

O teste com capa pode, por exemplo, ser utilizado para exame de pequenos recipientes.

Fig 2: Teste de vazamento de hélio, método de vácuo, teste com capa.

Método de vácuo - Teste de sonda com pulverizador

No teste de sonda com pulverizador é aplicada a mesma configuração usada para o teste com capa, mas sem a capa. Uma pistola de pulverização é usada para pulverizar um jato fino de gás hélio em áreas suspeitas de vazamento. Novamente o gás hélio entra através de vazamentos presentes no objeto testado com vácuo e com o detector conectado a ele. O detector indica se há uma falha na área exposta ao gás hélio de pesquisa..

O teste de sonda com pulverizador pode ser usado, por exemplo, em vedações, conexões de flanges, cordões de solda, etc.

Fig 3: Teste de vazamento de hélio, método de vácuo, teste de sonda com pulverizador

Método de sobrepressão- Teste com capa

Como no teste de vácuo com capa, o teste com capa de sobrepressão é um teste geral de vazamento. Utiliza-se um conjunto de ensaio semelhante ao teste de vácuo. Uma câmara de vácuo é usada como capa, pode-se criar vácuo nela com uma bomba de vácuo auxiliar, na qual o detector de vazamento está conectado. O gás hélio que está escapando através de vazamentos no objeto testado é indicado pelo detector de vazamento.

O uso de um detector de vazamento de hélio permite a detecção de vazamentos extremamente pequenos e é adequado para detecção automática de vazamento em equipamentos industriais.

O teste com capa pode, por exemplo, ser utilizado para o exame de vasos, trocadores de calor, etc.

Fig 4: Teste de vazamento de hélio, método de sobrepressão, teste com capa.

Método de sobrepressão- Teste com bombardeamento

O teste de bombardeamento é um método de pressão / vácuo de detecção de vazamento usado para o teste de componentes hermeticamente selados contendo uma cavidade que pode ser enchida de gás ou gerado vácuo. Os objetos a serem testados, entram em uma câmera de pressão exposta ao gás hélio. Durante um tempo de exposição de até várias horas a uma elevada pressão de hélio, o hélio irá penetrar através de quaisquer fugas presentes no objeto testado. Esta é a parte a que se refere como o "bombardeio" . Após a pressurização ou bombardeamento os objetos são testados para emissão de hélio num vaso com vácuo, seguindo o mesmo procedimento que no teste com capa. Este teste permite a detecção das menores taxas de fugas e é especialmente utilizado para objetos que não podem ser cheios com gás por outros meios.

O teste de bombardeio pode, por exemplo, ser utilizado para o exame de transistores, ampolas, etc.

Fig 5: Teste de vazamento de hélio, método de sobrepressão, teste de bombardeamento.

Método de sobrepressão- Teste Sniffer

Neste tipo de ensaio as áreas suspeitas do objeto testado são cuidadosamente exploradas por meio de uma sonda de detecção, um "Sniffer", que esta ligado ao detector de fugas. O objeto a ser testado está sob sobrepressão de gás hélio. A sensibilidade do método e a precisão de localizar quaisquer pontos com fugas dependem da natureza do gás de busca, do design do sniffer e da constante de tempo do dispositivo de teste de vazamento real.

O teste sniffer pode, por exemplo, ser usado para o exame de vasos, trocadores de calor, vedações, conexões de flange, cordões de solda, etc.

Fig 6: Teste de vazamento de hélio, método de sobrepressão, teste de sniffer.

Unidade Cotia (SP)

Estrada dos Pereiras, 550

Caucaia do Alto, SP  06727.000

+5511 4702-4702

Unidade Macaé (RJ)

Rua do Torrista, S/N , Lote 01 , Quadra L

Zona ZEN - Rio das Ostras - RJ  28899.016

+5522 2020-4477

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon